Inscrições para o ciclo de 2022 podem ser feitas até 22 de dezembro

Ideias escolhidas serão aceleradas pelo Lab durante sete meses para desenvolvimento de instrumentos financeiros para dar viabilidade às soluções apontadas

Empresas com agenda ESG, ONGs, instituições financeiras, entidades e proponentes de qualquer outra natureza podem apresentar ideias inovadoras de soluções financeiras e de impacto

Londres, 22/10/2021 – Estão abertas as inscrições de ideias inovadoras para o ciclo de aceleração de 2022 do Laboratório Global de Inovação em Finanças Climáticas (Global Innovation Lab for Climate Finance – o Lab). O programa global, que conta com um capítulo brasileiro, busca propostas que ofereçam soluções para gargalos financeiros relacionados a questões climáticas em países em desenvolvimento como o Brasil.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje até às 22h (de Brasília) do dia 22 de dezembro no site do Lab. As ideias selecionadas serão anunciadas em março de 2022. Não há restrição do perfil de proponentes, sendo aceitas ideias desde empresas com metas ESG, ONGs, entidades, instituições financeiras, etc.

No dia 18 de novembro, o Lab realiza um webinar em português para explicar os detalhes do programa e tirar dúvidas sobre o processo de inscrição e seleção 

Em 2022, o Lab vai acelerar seis ideias de instrumentos financeiros. Dois com foco setorial: um em sistemas sustentáveis de produção de alimentos e outro em adaptação climática. Três vagas são para os programas regionais do Brasil, da Índia e da África Austral (que inclui Angola e Moçambique). A sexta vaga é para a melhor ideia independente do setor ou da geografia.

As propostas são selecionadas com base em quatro critérios: capacidade de ação, inovação, potencial catalisador e sustentabilidade financeira. Essas ideias recebem sete meses de consultoria para desenvolvimento, design e análise de mercado. Além disso, contam com o apoio da rede de líderes de instituições públicas e privadas e também dos especialistas do Climate Policy Initiative.

Em 2021, das seis ideias globais, duas das escolhidas foram do Brasil: o Guarantee Fund for Biogas (GFB), primeiro fundo de garantia ambiental do país, proposto pela Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) e o Amazônia Sustainable Supply Chains Mechanism (AMSSC), fundo de crédito para fornecedores de insumos com práticas sustentáveis na Amazônia, proposto por Natura e Mauá Capital. Juntas, as iniciativas estimam destravar inicialmente cerca de US$ 100 milhões em investimentos sustentáveis. 

O Lab é uma iniciativa de mais de 70 investidores que acelera soluções de investimentos para apoiar o desenvolvimento sustentável em mercados emergentes. Desde 2014, já lançou 55 instrumentos, comemorando esse ano a marca de mais de US$ 2,5 bilhões em recursos mobilizados. O Brasil tem sido estratégico para o Lab, com dez instrumentos acelerados no país.

Sobre o Lab

O Global Innovation Lab for Climate Finance identifica, desenvolve e lança instrumentos financeiros inovadores que podem direcionar bilhões em investimentos privados para ações sobre mudança climática e desenvolvimento sustentável. Em 2021, recebeu o UN Global Climate Action Awards. O Lab é financiado pelos governos da Alemanha, Holanda, Suécia e Reino Unido, além da Fundação Rockefeller. A gestão é do Climate Policy Initiative.

Contato

Júlio Lubianco 
julio.lubianco@cpiglobal.org
+55 21 964637061

Rob Kahn
rob.kahn@cpiglobal.org