• O Lab busca seis soluções financeiras que possam atrair investimentos sustentáveis em mercados emergentes. Inscrições aqui
  • Uma das vagas é para uma ideia que promovam a igualdade de gênero por meio do financiamento climático
  • O Brasil é uma das regiões prioritárias do Lab e uma das selecionadas será do país

Londres, 24/10/2022 – O Global Innovation Lab for Climate Finance (Lab) está com inscrições abertas para soluções inovadoras de instrumentos financeiros que superem barreiras aos investimentos climáticos em mercados emergentes, ao mesmo tempo em que apoiam uma transição para uma economia de zero carbono

O prazo de inscrição é 26 de dezembro de 2022, às 21h (horário de Brasília), e a nova turma será anunciada em março de 2023. As propostas bem-sucedidas devem apresentar veículos financeiros capazes de oferecer retorno para investidores privados, criar empregos e outros benefícios econômicos locais, melhorar a resiliência climática ou diminuir as emissões. Envie sua ideia aqui.

As propostas são selecionadas com base em quatro critérios: capacidade de ação, inovação, potencial catalisador e sustentabilidade financeira. Essas ideias recebem sete meses de consultoria para desenvolvimento, design e análise de mercado. Além disso, contam com o apoio da rede de líderes de instituições públicas e privadas e também dos especialistas do Climate Policy Initiative.

O Brasil é uma das regiões prioritárias do Lab e uma das ideias selecionadas terá obrigatoriamente foco no mercado brasileiro. Além disso, o Lab mantém programas regionais voltados para a Índia e para o sul e o leste da África.

Ao todo o Lab vai selecionar seis ideias de instrumentos financeiros climáticos para desenvolvimento em 2023:

  • Adaptação climática: instrumentos financeiros inovadores que resolvam as barreiras de mercado e apoiem a expansão do financiamento privado para soluções que construam resiliência climática.
  • Igualdade de gênero: soluções financeiras que tenham como objetivos centrais tanto o avanço da igualdade de gênero quanto a abordagem da mitigação ou adaptação à mudança climática.
  • Ideia aberta: novos instrumentos financeiros que abordem barreiras ao investimento sustentável em qualquer setor relevante para o clima nas economias emergentes.
  • Brasil: soluções financeiras para direcionar fundos para as prioridades climáticas nacionais do país.
  • Índia: financiamento climático que apoie a infraestrutura para energia renovável, transição energética e outros canais para o crescimento verde.
  • África Oriental e Meridional: instrumentos inovadores de finanças climáticas que visem qualquer setor e possam ser implementados em qualquer país, ou grupo de países, das regiões da Comunidade de Desenvolvimento da África Meridional (SADC) e da Comunidade da África Oriental (EAC).

Em 30 de novembro, o Lab apresenta um webinar (inscreva-se aqui) sobre o processo de inscrição e seleção de ideias para 2023. O evento vai mostrar estudos de caso de ciclos anteriores e terá tempo reservado para perguntas e respostas.

“O programa Brasil do Lab já desenvolveu 11 instrumentos inovadores para o mercado nacional, atraindo investimentos climáticos para áreas como energia renovável e agricultura sustentável. O Brasil é um país chave para o mundo conseguir alcançar os objetivos do Acordo de Paris e precisamos de instrumentos financeiros capazes de mobilizar recursos para o clima,” disse Ben Broché, diretor associado do Climate Policy Initiative e responsável pelo Lab.

O Lab, uma iniciativa de mais de 70 investidores e instituições públicas e privadas, acelera as soluções de investimento para apoiar as metas de desenvolvimento sustentável nos mercados emergentes. Criado em 2014, o Lab lançou 62 instrumentos que mobilizaram coletivamente mais de US$ 3,3 bilhões.

Sobre o Lab

O Global Innovation Lab for Climate Finance identifica, desenvolve e lança instrumentos financeiros inovadores que podem impulsionar bilhões em investimentos privados para ações sobre mudança climática e desenvolvimento sustentável. A Climate Policy Iniciative atua como secretariado.

Contato

Júlio Lubianco
julio.lubianco@cpiglobal.org
+55 21 96463-7061